segunda-feira, 30 de abril de 2012

Edmilson Rodrigues tem o dobro de intenções de votos se comparado ao segundo colocado

A Pesquisa foi registrada junto ao TSE e TRE/PA em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/201.

Fonte: Blog do Bacana

domingo, 29 de abril de 2012

Eleição do DCE/UFPA supera marca histórica

            Segue resultado, em Planilha, da Eleição do DCE/UFPA 2012. Importante dizer que, até então, a maior eleição do Diretório, em número de votantes, tinha sido a de 2006, na qual fui eleito, pela primeira vez, Coordenador Geral do DCE, porém, 6 (seis) anos depois, este tabu foi quebrado.
A Eleição, ocorrida nos dias 26 e 27 deste ano, alcançou 7.563 votantes, superando os 7.372 votantes da Eleição de 2006. Os números, portanto, demostram que o Pleito foi disputadíssimo, sendo, inclusive, a diferença entre a primeira e a segunda chapa de 333 votos.
Veja Tabela com o Resultado da Eleição aqui.  

sábado, 28 de abril de 2012

Percentual Final e Total de Cargos de Cada Chapa no DCE/UFPA

               Segue percentual de votos obtidos por cada Chapa na Eleição do DCE/UFPA 2012 e o total de Cargos que cada Chapa terá na próxima Gestão (2012/2013):
Resultado Geral:

*Chapa 1: 15% - 04 Cargos
*Chapa 2: 40% - 11 Cargos
*Chapa 3: 45% - 12 Cargos 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

MPE e MPT - PA recomendam medidas para coibir fraudes em concursos

O Ministério Público do Estado do Pará (MPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) expediram Recomendação conjunta aos gestores do governo estadual e municipal para que adotem medidas, normas ou providências no sentido de coibir fraudes em concursos públicos.
A recomendação subscrita pela promotora de justiça, Maria da Penha Matos Buchacra Araújo do Ministério Público do Estado do Pará (MPE) e pelo procurador do trabalho, Sandoval Alves da Silva, do Ministério Público Federal do Trabalho (MPT) é endereçada aos governos via a Secretaria de estado de administração (Sead) e a Secretaria municipal de administração (Semad). Leia mais.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Juíza de Xinguara é afastada por fraudes e favorecimentos em processos

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) considerou ontem procedentes as acusações feitas pela Ordem dos Advogados do Brasil contra a juíza da 1ª Vara da Comarca de Xinguara, Rita Helena Barros Fagundes Dantas. Ela é acusada, dentre outras irregularidades, de manipular a distribuição de processos, favorecer advogados e proferir decisões sem obedecer aos ritos legais. Porém, mesmo com 13 votos a favor da aposentadoria compulsória (a punição máxima estabelecida aos magistrados), graças a uma brecha da legislação a juíza será punida com a disponibilidade do cargo. Ou seja, ela será afastada temporariamente da função, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, mas poderá ser convocada futuramente para atuar a critério da administração do tribunal. Leia aqui.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Professores da UFPA podem entrar em greve

A ameaça de greve volta a rondar a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os professores da instituição decidiram, em Assembleia Geral, que vão paralisar as atividades quinta-feira (19) e no próximo dia 25. Há, também, um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de maio, mas a greve vai depender do andamento das negociações. Nos próximos dias 21 e 22 haverá uma reunião em Brasília para avaliar a paralisação de amanhã. Leia aqui. 

Ipamb é “cabide” para muitos parentes

O escândalo que explodiu no Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) com a fraude na folha de pagamento que pode superar R$ 3 milhões – parte do dinheiro serviu para compras vultosas de equipamentos eletrônicos em uma rede de farmácias, que gravou tudo em vídeo – também fez vir à tona denúncias de nepotismo no órgão. Segundo servidores, que preferem o anonimato para evitar ameaças e perseguições, há famílias inteiras de diretores empregadas no órgão. Beneficiam-se disso não só o presidente, Oséas Silva Júnior, mas também o chefe de gabinete, Carlos Flexa, diretores e correligionários políticos. As contratações pela modalidade “tarefa certa” proliferam e são irregularmente renovadas. Leia mais.

sábado, 14 de abril de 2012

Professores de Ananindeua ganham na Justiça Gratificação por Nível Superior

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará negou, em sessão desta quinta-feira (12), provimento ao recurso de apelação interposto pelo município de Ananindeua, que pretendia reverter decisão de 1º grau, que reconheceu o direito de um grupo de professores de Ananindeua em receber gratificação por exercerem cargo de nível superior. A decisão foi tomada pela 5ª Câmara Civil Isolada. Leia aqui. 

Vai faltar água em 17 bairros da Grande Belém

Moradores de Belém voltam a sofrer com a falta d’água nas torneiras na tarde de amanhã. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que vai realizar serviços de manutenção e para isso será preciso parar a Estação de Água Tratada do Bolonha, a partir de uma hora da tarde até às sete da noite. A interrupção vai atingir os bairros do Guamá, Cremação, Condor, São Brás, Fátima, Canudos, Marco, Montese, Jurunas, Batista Campos, Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Marambaia, Atalaia, Guanabara e os conjuntos Cidade Nova I ao IX e Médici I e II, Marex e Bela Vista. Leia mais...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Governo do Pará repassa à prefeitura de Ananindeua área que vai abrigar novo campus da UFPA

Mais um passo importante foi dado para a implantação de um complexo de ensino superior e técnico no município de Ananindeua, do qual a Universidade Federal do Pará é parceira nesse processo. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 12, o governo do Estado repassou o terreno da Granja do Icuí Guajará (antiga Casa do Governador) à Prefeitura de Ananindeua. Leia mais...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Escola passa vexame na TV

A total falta de estrutura da Cristo Redentor, na Cabanagem, foi mostrada em quadro do Jornal Hoje
Uma escola pública em que não há piso, carteiras, nem mesas para professores e alunos. O apagador é um papel que estava no chão, porque não tem lixeira. Quando faz sol, o calor deixa os alunos com vontade de ir embora já que não há ventiladores. Ao chover, a sala de aula fica alagada pela água das goteiras, as janelas não têm vidro, fazendo com que os cadernos dos alunos fiquem suspensos para não molhar. O descaso resulta ainda em uma verdadeira correria e os alunos são direcionados para um lado da sala ou se mudam. O banheiro está há anos isolado e serve de depósito para carteiras quebradas e a pia está velha e suja. Leia aqui.

Aprovados em concurso do IEC reivindicam vagas

Um grupo de aprovados, no ano de 2010, em um concurso do Instituto Evandro Chagas, esteve ontem pela manhã na sede do órgão, localizado na BR-316, em Ananindeua, para reivindicar a convocação das mais de 300 pessoas que ainda aguardam para assumir o cargo este ano. Eles foram recebidos pela diretora do centro de pesquisa, Elisabeth Santos, mas foram informados, mais uma vez, que a decisão para nomeá-los é da competência da presidência do órgão, em Brasília. Elisabeth adiantou que existe a expectativa de pelo menos 100 deles serem chamados, porém não garantiu se ocorrerá ainda este ano. Leia mais. 

Polícia Civil ofertará 600 vagas em concurso público

Até o final deste mês, o governo estadual deverá lançar edital para o concurso da Polícia Civil. Serão ofertadas 600 vagas: 100 para delegados, 250 para investigadores e 250 para escrivães. A informação foi dada, ontem à tarde, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde. 'O concurso já foi homologado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e está em fase de conclusão', acrescentou. Hoje, a instituição comemora, pela manhã, o Dia do Policial Civil. Veja aqui.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reitor Carlos Maneschy integra a Comitiva de Dilma nos EUA

            Carlos Maneschy é um dos três Reitores do Norte do País que acompanham a visita de Dilma aos EUA. Veja aqui. 

Código Penal: já é crime fraudar concurso público

Está em vigor desde o dia 16 de dezembro do ano passado, quando foi publicada no Diário Oficial da União, sob o número 12.550/11, uma lei que altera o Código Penal Brasileiro e torna crime fraudar concurso público, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão e multa para os infratores.
Até então, não havia na legislação do país uma definição para esse tipo de crime, o que tornava mais fácil aos fraudadores escapar da Justiça, pois as autoridades tinham dificuldade para enquadrá-los em algum artigo do Código Penal e indiciá-los em inquéritos policiais. Leia mais...

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ALEPA: Servidores são elevados do nível Médio ao Superior, sem Concurso Público

Servidor da alepa em cargo de nível escolar médio será promovido sem passar por exame
À unanimidade, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, ontem, projeto de lei que eleva os servidores de nível escolar médio para o de superior sem que eles tenham feito novo concurso público. Há anos, a ascensão sem disputa pública é nacionalmente condenada por juristas e questionada na Justiça. Os deputados do Pará decidiram pagar para ver, sob os aplausos efusivos de funcionários que lotaram as galerias. No entanto, a Associação dos Concursados do Estado do Pará (Asconpa) já anunciou que entrará, na próxima semana, com uma representação no Ministério Público do Estado contra a aprovação do projeto de lei. Leia mais...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quadrilhas tentaram fraudar Concurso da Guarda Municipal

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Federal, prendeu duas quadrilhas que tentaram fraudar o concurso da Guarda Municipal de Belém, na manhã deste domingo (1). A ação foi descoberta através de denuncias anônimas feitas ao Centro de Extensão e Aperfeiçoamento Profissional Ltda (CETAP), que logo informou a Guarda Municipal e a Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) sobre o caso. A Policia Federal também foi acionada. Segundo informações da Polícia Civil, as quadrilhas já atuavam desde 2006, fraudando provas em outros Estados, como Goiás e Espírito Santo. Leia aqui. 

Cotidiano - Dois aumentos na semana