terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carta aos Estudantes

O Movimento Estudantil Paraense de ontem e de hoje tem lado:
Fabrício Gomes – Deputado Federal – 5051

 Amigos de lutas e de sonhos.

As dificuldades para que os filhos do povo tivessem acesso a uma educação de qualidade sempre nos incomodou. Do ensino básico à educação superior, causava-nos indignação a carência de professores, a falta de acervo bibliográfico, a ausência de laboratórios, dentre outros problemas que se mostravam como impedimentos para que tivéssemos uma formação de qualidade.

Ao mesmo tempo, causava-nos também indignação saber que muitas crianças voltavam para suas casas com fome, pois o dinheiro da merenda escolar era desviado pelos profissionais da política, que se lambuzam nos banquetes fartos do poder. Mas não é só!

Indignamo-nos com a ganância das elites, que, por meio de Governos Corruptos e a partir de Parlamentares vendidos, buscava privatizar a educação, tirando do filho do pobre uma das poucas oportunidades de se tornar “alguém na vida”, como dito popularmente.

Porém, maior indignação nos causava, era vermos que o Estado não cumpria com o seu dever de manter a educação pública, conforme assegura a Constituição Federal e, como se não bastasse, aplicava sucessivos cortes nos recursos destinados para a Educação, a fim de honrar com o seu compromisso de pagamento da dívida externa.

Com o crescimento dessa indignação, aos poucos, fomos deixando de ser apenas alunos que viam unicamente a Universidade como um universo limitado à sala de aula e nos tornamos aqueles “chatos”, que só vivem falando de política e, muitas vezes, deixam de assistir uma ou outra aula por conta das lutas que tínhamos que travar, dentro e fora da Universidade, em defesa de nossos direitos enquanto categoria estudantil, que, diga-se, vinham sendo atacado pelo Estado Neoliberal.

Foram muitos os ataques, que perdemos até as contas de quantas vezes quiseram retirar a gratuidade da educação superior, das tentativas de dificultar o acesso e a permanência dos estudantes em seus cursos ou escolas, dos ataques à democracia e da repressão aos Movimentos Sociais, dos aumentos abusivos da tarifa de ônibus e dos anos de abandono pelo quais passavam os Professores e Técnico-Administrativos das Universidades.

Em nossa vida estudantil, muitas foram as lutas. Algumas deixaram até saudades, mas outras...nem tanto. O certo é que vivíamos em movimento, alimentados por sonhos que, de tão grandes, não cabiam dentro de uma sala de aula, tampouco combinavam com a idéia de que a Educação deveria ser concebida enquanto mercadoria.

O tempo passou, mas os sonhos não envelhecem. Eles continuam vivos e as lutas também. De FHC a Lula, mudaram os governos, mas continuam os ataques à educação pública e ao povo trabalhador. Nas lutas contra esse modelo neoliberal, adotado pelos governos tucanos e petistas, orgulhamo-nos de não termos mudado de lado e nem traído nossa categoria, como fez a burocracia estudantil representada pela diretoria majoritária da UNE.

Nesse sentido, em respeito à nossa história e militância estudantil, não podíamos ficar de braços cruzados nesse processo eleitoral. Por isso, neste pleito, temos lado e os estudantes também. Estamos com o PSOL e com a candidatura do Ex-Coordenador Geral do DCE da UFPA, Fabrício Gomes, a Deputado Federal, a quem pedimos o seu voto, o seu apoio e o seu engajamento nesta reta final de campanha.

Fabrício expressa a nossa luta em defesa de uma educação de qualidade e de uma vida melhor para a classe trabalhadora. À frente do DCE, reergueu a entidade em um período de letargia dos movimentos sociais, e assegurou diversas conquistas aos estudantes da UFPA, como o RU do campus Profissional e a previsão de verbas para assistência estudantil no Estatuto da Universidade.

Agora, com o seu voto, queremos levar essa luta para a Câmara Federal, dando voz a uma categoria que sonha por mudanças, pois se o passado e o presente foram de lutas, o futuro é da gente!

Assinam:

Fernando Carneiro – Candidato a governador pelo PSOL e Ex-Liderança do Movimento Estudantil da UFPA, enquadrado na Lei da Segurança Nacional, da Ditadura Militar
Anderson Castro – Atual Coordenador Geral do DCE/UFPA
Bruno Lima – Atual Coordenador Geral do DCE/UEPA
Wallace Carneiro – Atual Coordenador Geral do DCE/UFOPA
Rômulo Serique – Atual Coordenador Geral do DCE/UFOPA
Danilo Rezegue – Ex-Coordenador Geral do DCE/UFPA
Breno Mendes – Ex-Coordenador Geral do DCE/UFPA
Pedro Maia – Ex-Coordenador Geral do DCE/UFPA
Karol Ribeiro – Diretora do DCE/UFPA
Rafael Saldanha – Diretor do DCE/UFPA
Aline Santana – Diretora do DCE/UFPA
Willa dos Prazeres – Diretora do DCE/UFPA
Rodolfo Oliveira – Diretor do DCE/UFPA
Milena Modesto – Ex-Diretora do DCE/UFPA e atual Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Pedagogia
Antônio Neto – Ex-Diretor do DCE/UFPA
Max André Costa – Ex-Diretor do DCE/UFPA
Diogo Correa – Ex-Diretor do DCE/UFPA
Rigler Aragão – Ex-Diretor do DCE/UFPA
João Pinheiro – Ex-Diretor do DCE/UFPA
Dione Lima – Ex-Diretora do DCE/UFPA
Leila Bentes – Ex-Diretora do DCE/UFPA
Gabriele Kin – Ex-Diretora do DCE/UFPA
Alex Mendes – Diretor do DCE/UEPA
Janira – Ex-Diretora do DCE/UFPA
Paula Ramos – Ex-Diretora do DCE/UFPA
Naide Pacheco – Ex-Diretor do DCE/UFPA
Thiago Cassiano – Diretor do DCE/UEPA
Mário Filho – Diretor do DCE/UEPA
Sara Rayanne – Ex-Diretora do DCE/UEPA
Linnesh Ramos – Ex-Diretora do DCE/UEPA

Visita de Fabricio Gomes a Santo Antônio do Tauá

Neste domingo, estivemos em Santo Antônio do Tauá, visitando amigos e familiares, percorremos algumas ruas e pudemos ver o quanto o povo anda descrente com alguns políticos que, por serem filhos da cidade, em época de eleição aparecem por lá, prometem olhar e priorizar os problemas do Tauá, mas, quando eleitos, somem e refugiam-se em seus Palacetes na Cidade de Belém.

Nós, porém, embora não sejamos filhos de Santo Antônio do Taúa, e tampouco tenhamos assumido algum compromisso típico de época de eleição, anotamos tudo o que nos foi dito e, com toda certeza, colocaremos o nosso mandato de Deputado Federal a serviço dos trabalhadores e da juventude daquela Região.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fabricio Gomes Visita São Domingos do Capim

Neste final de semana, estivemos no Município de São Domingos do Capim, reunindo com Educadores e também visitando famílias daquela Cidade.

Como esperado, a receptividade foi boa, muitas declarações públicas de apoio e manifestações de respeito e de carinho por nossa Candidatura.

Após um dia extenso de agenda no Município, pegamos a estrada e trouxemos conosco o compromisso de lutar por dias melhores para a população do Nordeste do Pará.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Visita de Fabricio Gomes a Cidade de Breves no Marajó

Ontem, 23/09, tivemos a oportunidade, juntamente com o nosso Candidato ao Governo do Pará, Fernando Carneiro, e a nossa Candidata ao Senado, Marinor Brito, além de outros Candidatos do PSOL, de visitar a Cidade de Breves.

Chegamos logo cedo, partimos em direção ao Comitê Fabricio Gomes Deputado Federal e Edmilson Rodrigues Deputado Estadual e, logo em seguida, saíamos em caminhada pelas ruas da cidade e também pelo seu Centro Comercial. A receptividade ao PSOL foi muito boa, além, é claro, da aceitação e da adesão massivas as nossas Candidaturas.

Após um saboroso almoço, visitamos a Comunidade do Jardim Tropical, onde, lamentavelmente, deparamo-nos com uma triste realidade, a total ausência do Estado em questões básicas e vitais para o ser humano, a dizer, água, educação, saneamento, saúde, etc.

Ao conversar com a população, percebi o tamanho do descrédito que muitos estão em relação a alguns nomes de nossa política que, às vésperas de eleição, aparecem por lá, prometem o desenvolvimento e o progresso, mas que, após ganharem, somem e se esquecem daquele povo tão sofrido do Marajó.

Nós do PSOL, saímos de lá com poucas promessas, mas com muita certeza de que nos próximos 4 anos vamos ter que arregaçar as mangas e trabalhar muito para trazer um pouco mais de dignidade para a população daquela Região.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Propostas para o Meio Ambiente, Trabalho Escravo e Agricultura

- Contribuir para a efetivação do Controle Institucional e Social sobre o uso da floresta no Estado do Pará;

- Fiscalizar e exigir rigorosidade na aplicação da legislação ambiental Federal no Estado do Pará;

- Apoiar a criação de espaços de discussão e de proposição de propostas, que reúna entidades e movimentos sociais, com vistas a defesa da Amazônia e do Pará, protegendo o trabalho e a terra;

- Apoiar e buscar investimentos para as pequenas iniciativas de captação de água e energia nas áreas rurais do Pará, buscando romper com a lógica dos Grandes Projetos;

- Fortalecer a agricultura familiar e o manejo florestal comunitário, com a inclusão de comunidades quilombolas, indígenas e populações tradicionais;

- Fomentar o beneficiamento da produção, por meio da agro-industrialização dos produtos agropecuários e extrativistas originários, prioritariamente da produção familiar, como a farinha de mandioca, amêndoas, dentre outros;

- Incentivar a constituição de cooperativas na área rural e em unidades de uso sustentável, em especial, aquelas cujo manejo é realizado por populações tradicionais;

- Trazer recursos para as instituições de ensino e de pesquisa, a fim de que elas possam buscar novas tecnologias no cultivo e manejo sustentável;

- Combate ao Trabalho Escravo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Propostas para a Segurança Pública

  • Apresentar projetos que contribuam para a melhor formação do policial;
  • Defesa da PEC 300, por um piso salarial digno para os nossos policiais;
  • Buscar recursos para a ampliação e para o fortalecimento da estrutura da Polícia Fluvial, visando à proteção de todos que se utilizam do transporte fluvial e das comunidades ribeirinhas no Pará;
  • Apresentar projetos de inclusão social, a exemplo do esporte, da cultura e do lazer, a fim de que possamos retirar os nossos jovens das ruas;
  • Combate incondicional à pedofilia.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fabricio Gomes participa do I Seminário de Formação do Curso de Letras em Castanhal

Hoje, estivemos no campus de Castanhal debatendo com os estudantes de Letras a importância da organização estudantil. A atividade foi um sucesso! Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar por um Movimento Estudantil autônomo, democrático e de luta.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Propostas para o Turismo

  • Lutar por investimentos na área de fomento de Turismo;
  • Buscar uma melhor integração da área do Turismo entre as esferas Federal, Estadual e Municipal, visando à otimização dos recursos destinados ao Pará;
  • Trazer recursos para a criação de um Sistema de Transporte Turístico para os Pólos de Desenvolvimento da atividade turística no Pará, priorizando o mais demandado internacionalmente, que é o Pólo Marajó;
  • Manter um canal permanente de interlocução do nosso Mandato com as entidades de classes empresariais ligadas ao Turismo;
  • Atuar, junto ao Governo do Estado, no sentido de cobrar e de viabilizar que a Gestão Pública dos espaços que fazem parte da cadeia de turismo possa ficar sob a responsabilidade do Governo Estadual. 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Propostas para a Cultura

A principal demanda da comunidade artística e, portanto, minha enquanto pretenso representante do nosso Estado que, diga-se, é rico em manifestações culturais, é a defesa da aprovação da PEC 150. Ela, sem dúvida, vai distribuir os recursos de maneira uniforme pelo Brasil, haja vista, inclusive, haver municípios que, hoje, não têm orçamento para a cultura. Não podemos ignorar que uma das principais dificuldades encontradas pelo segmento artístico é justamente a falta de recursos e investimentos. Por isso, entendo que, apesar de avançada, a Proposta de Emenda à Constituição precisa de um percentual maior do PIB brasileiro para a cultura e não apenas 2% do Orçamento da União, 1,5% dos Estados e 1% dos Municípios, já que, nunca é demais lembrar, em abril deste ano, o Brasil registrou superávit primário de R$ 16, 576 bilhões, o maior saldo mensal desde abril de 2008;

Defesa da implantação de um Plano de Manutenção e Preservação do Patrimônio Histórico Material e Imaterial do Estado;

Contribuir com a criação de um Sistema Estadual de Cultura para o gerenciamento democrático da política estadual, buscando o fortalecimento das ações locais e regionais do novo Governo;

Fomentar ações voltadas ao planejamento, coordenação e execução de programas e projetos direcionados para a coleta, registro, guarda, preservação e divulgação das informações relativas à produção cultural e da memória histórica das regiões e dos municípios do nosso Estado;

Lutar por recursos para a capacitação e para a formação profissional de Recursos Humanos da área cultural;

Buscar investimentos para a formação e para a capacitação dos produtores e dos trabalhadores em cultura;

Defender a implantação de novos cursos de graduação na UFPA, assim como também na UEPA, em articulação com o Governo Estadual, que atendam à cultura popular;

Lutar pela implantação da educação musical, da dança e do teatro na rede pública estadual de educação básica;

Estimular a produção e difusão cultural;

Defender a implantação de um Programa de Assistência aos mestres da cultura popular, por meio de apoio financeiro, à saúde e ao financiamento da sua produção;

Desenvolver uma política de valorização e estímulo à criação de espaços públicos e privados voltados para fins culturais e de lazer, com estímulo à produção e ao consumo culturais.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Amanhã começa a divulgação de nossas propostas para o povo do Pará

A partir de manhã, após longos dias de acúmulo e de debate e de, principalmente, aceitação de sugestões de várias pessoas que têm contribuído com a nossa Candidatura, divulgaremos as nossas propostas para: Educação, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, etc. 

domingo, 5 de setembro de 2010

Nota do MST sobre o assassinato de José Valmeristo Soares

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem denunciar:

1- A ação de Milícia armada do fazendeiro e ex-Deputado Federal Josué Bengstson (PTB), que renunciou ao mandato para fugir da cassação por envolvimento na Máfia dos Sanguessugas, resultaram na morte do trabalhador rural e militante do MST José Valmeristo Soares, conhecido como Caribé. Por volta de 09:00h da manhã, dois trabalhadores rurais, João Batista Galdino de Souza e José Valmeristo, o Caribé, dirigiam-se a cidade de Santa Luzia do Pará quando foram abordados por um grupo de três pistoleiro armados, no ramal do Pitoró, que os obrigaram a entrar em um carro para, em seguida, espancarem-nos e os torturarem. Após a seção de espancamento e tortura, foram obrigados a descer no Ramal do Cacual, próximo à cidade de Bragança, com a promessa de que iriam acertar as contas. Na ocasião, João Batista Galdino conseguiu escapar para a mata, mas ouviu sete disparos.

2- Chegando a cidade de Santa Luzia João Batista denunciou o ocorrido à polícia que, por sua vez, afirmou não poder ir pelo fato de ser noite e, por isso, dificilmente achariam o corpo. A Direção do MST denunciou à Secretaria de Segurança Pública do Pará, por meio de Eduardo Ciso, o acontecimento e ela afirmou mandar um grupo de policiais ao local, além de que conversaria com o Delegado do Interior para tomar providências. Todavia, nada foi feito e, por volta de 10:00h da manhã de hoje (04/09/2010), os trabalhadores rurais encontraram o corpo de José Valmeristo Soares.

3- Os trabalhadores Rurais Sem Terra estão acampados às proximidades da Fazenda Cambará e a reivindicam para criar um assentamento de reforma agrária. A Fazenda Cambará faz parte de uma gleba federal chamada Pau de remo e possui 6.886 ha de terras públicas. O fazendeiro e ex-deputado Federal Josué Bengstson possui somente 1.800 ha com títulos, sendo que a Promotora de Justiça Ana Maria Magalhães já denunciou várias vezes que se trata de terras públicas. Os trabalhadores já haviam denunciado na ouvidoria agrária do INCRA (Ouvidoria Agrária Nacional do MDA), Delegacia Regional do MDA, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Pará e Secretaria de Segurança Pública do Pará as várias ameaças de morte sofridas feitas pelos jagunços e pela própria polícia de Santa Luzia e Capitão Poço, sem que nenhuma providência tenha sido tomada.

4- Denunciamos ao conjunto da sociedade brasileira mais esse vergonhoso ato de omissão e conluio da Polícia do Pará com os fazendeiros do Estado, bem como a incompetência da Secretaria de Segurança Pública do Pará e do Governo do Estado em resolver as graves violações dos direitos humanos no campo que, diga-se, fazem o Estado atingir o triste posto de campeão nacional de violência no campo. Denunciamos também a inoperância do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, bem como o Programa Terra Legal do Governo Federal que não tem resolvido os problemas fundiários, mesmo aqueles que chegam ao conhecimento público.

6- Exigimos a prisão imediata dos pistoleiros que assassinaram o trabalhador José Valmeristo Soares, bem como dos mandantes Josué Bengstson e seu Filho Marcos Bengstson.

7- Exigimos também a desapropriação imediata da fazenda Cambará para o assentamento das famílias acampadas no acampamento Quintino Lira.


Belém, 04 de setembro de 2010

Direção Estadual do MST – Pará

Reforma Agrária. Por justiça social e soberania popular!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Festa de lançamento da Candidatura de Fabricio Gomes 5051 foi um sucesso

No último domingo, dia 29/08, lançamos a nossa Candidatura a Deputado Federal. Uma grande festa no bairro da Sacramenta, que contou com a presença de mais de cem pessoas, entre amigos e apoiadores de Fabricio Gomes 5051.

Agradeço a todos os presentes, em especial, ao nosso Candidato ao Governo do Estado Fernando Carneiro 50, que trouxe aquela palavra de apoio, de força e de solidariedade ao nosso nome para a Câmara Federal.

Segue abaixo algumas fotos do evento:





Cotidiano - Dois aumentos na semana