sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DCE terá laboratório de informática

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará se prepara para instalar um novo laboratório de informática para servir os seus estudantes. O laboratório será sediado no Complexo Vadião, em salas disponibilizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ao todo, 40 computadores deverão compor o espaço que será organizado em formato de infocentro. A instalação está prevista para ocorrer até março de 2010, já para recepcionar os calouros ingressantes do novo ano letivo.

A ideia é ofertar aos estudantes universitários mais uma alternativa para a utilização de recursos de informática e incorporar as vantagens ofertadas pelas novas tecnologias em sua formação humana e profissional. É o que explica o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves, “temos que dispor de todas as potencialidades da internet para promover a inclusão digital e democratizar o acesso e a disponibilização de informações na rede”.

De acordo com o pró-reitor, em uma universidade com cerca de 30 mil alunos matriculados e que dispõe apenas de recursos públicos, a meta de um computador por aluno está longe de ser alcançada, mas a Instituição tem se esforçado para oferecer as melhores condições possíveis de informatização aos seus alunos. A gestão do laboratório ficará a cargo do DCE, mas o acesso será livre a todos os estudantes da UFPA.

A PROEX planeja, ainda, utilizar o espaço para a promoção de oficinas de informática, recursos pedagógicos e performances artísticas realizadas a partir de mídias digitais. Para receber o laboratório, as demais dependências do DCE também deverão ser equipadas com computador administrativo, mobiliário e reforma física.

MAIS INCLUSÃO

Com verbas da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil, a PROEX também realizou a doação de equipamentos de informática para atender às demandas dos usuários da Biblioteca Central da UFPA. A unidade recebeu, no final de 2009, 40 computadores, seis impressoras fiscais, uma impressora a laser e três monitores de LCD para usufruto de alunos portadores de deficiência visual. “Cada vez mais, estamos procurando prover a necessidade de equipamentos das nossas unidades”, diz Fernando Arthur.

Fonte: Diário do Pará 22/01/2010

Cotidiano - Dois aumentos na semana